quarta-feira, 20 de julho de 2011

CURSO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO. INCLUSÃO  À EDUCAÇÃO DIGITAL
POLO  DELMIRO GOUVEIA  / AL.
TUTOR: DIRAN ARAÚJO.  


PROJETO INCLUSÃO DIGITAL.
           


JORNAL GEOGRÁFICO

GEOCONEXÃO


      



Delmiro Gouveia/ AL
Jul./2011.

ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA ROSA DA COSTA.
Rua : Sargento Reginaldo Bandeira nº 324. Bairro Palmeirão.
CEP: 57.480.000. Delmiro Gouveia Alagoas.


Projeto de Inclusão Digital.

Jornal geográfico – GEOCONEXÃO.


AUTORA:  Professora Marilene Castro de Souza.
Pedagoga e Geógrafa.
Especializações:  Educação para Convivência com o Semi- Árido;
                             Gestão em Cooperativas no Ramo Educacional.
                            




Público Alvo : Alunos da 2ª série – Ensino Médio.



                         JUSTIFICATIVA

A comunicação virtual no cotidiano escolar é de suma importância, pois as novas tecnologias devem estar inseridas no espaço educacional, visto que é uma realidade para todas as classes sociais.
Está informatizado nos dias de hoje é uma exigência do mercado de trabalho, pois com a chegada das novas Tecnologias, urge a necessidade de se inteirar dos acontecimentos em seu município,estado, país e até mesmo no mundo.
De acordo com os PCNs ,atribui-se à escola a função e responsabilidade de contribuir para garantir aos alunos os saberes necessários para a construção da cidadania,garantindo o domínio da linguagem e da escrita.
Diante dessa realidade o projeto foi desenvolvido voltado para a criação de um jornal virtual, onde visa o desenvolvimento  da pesquisa, da leitura e da escrita navegando pela cultura de outros países, estados e municípios ,conhecendo suas culturas ,seus habitantes  e territórios.

















                                         INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas a internet se tornou uma mania quase que mundial como se fosse uma epidemia, principalmente entre crianças e jovens.
Paralelo a  essa realidade, o acesso indiscriminado de tal veículo tonou-se preocupante, pois a maioria dos nossos jovens utilizam a internet  de maneira errônea, sem ter idéia do seu verdadeiro potencial.
 Diante do exposto, acredita-se  que se faz necessário e urgente a tomada de  iniciativa por parte  da escola para orientar nossos jovens no sentido de conscientizá-los para a importância de se utilizar a internet de forma inteligente.
Neste sentido , o projeto em questão visa desenvolver um jornal virtual, onde será explorada várias  ferramentas da internet e também criando o hábito de pesquisa, leitura e escrita virtual, onde servirá  de suporte para o desenvolvimento  de várias habilidades com o meio virtual.

                 














                                  PROBLEMÁTICA

Diante  de uma pesquisa realizada em duas unidades escolares,foi diagnosticado que oitenta e cinco por cento não tem o hábito de ler jornais e ou revistas do gênero informativo. Também  foi revelado na pesquisa que os mesmos tem o hábito de navegar na internet e ficam horas em  frente  do computador  se comunicando nas redes sociais, não se preocupando em se informar dos acontecimentos do seu país,estado  ou município.
Diante de tal realidade que cerca nossas crianças e jovens,percebe-se o quanto os mesmos estão envolvidos e interligados ao mundo digital,no entanto, observa-se também que os mesmos vem desenvolvendo maus hábitos no desenvolvimento da leitura e da escrita.Neste sentido,depois da identificação da problemática pensou-se na criação de um  jornal virtual ,utilizando a disponibilidade   dos mesmos  na rede para  o desenvolvimento de um jornal virtual, onde permitirá  às nossas crianças e jovens  utilizar a internet de forma inteligente e criando hábitos de leitura e de escrita.














                                    OBJETIVOS 
 GERAL:
Despertar o gosto pela leitura  e informação no ambiente virtual,desenvolvendo a aprendizagem criativa e cooperativa.
Empreender de maneira autônoma e integrada os próprios caminhos da construção do conhecimento.
ESPECÍFICOS:
Utilizar os  recursos de busca( Google,Cadê,Yahoo ),entre outros, na pesquisa de conteúdos,provocando a leitura crítica a partir de diferentes sites relacionados a um mesmo tema.
Reconhecer o recurso da enciclopédia virtual como espaço de pesquisa  e colaboração na organização dos conteúdos.
Aprimorar habilidades de expressão e comunicação,utilizando o recurso do editor de textos,imagens e diagramação.













ATORES,PAPÉIS E CENÁRIO.

CENÁRIO:
 Escola Estadual Normal Francisca Rosa da Costa:
      
·         Sala de Multimídia,
·         Laboratório de informática,
·         Pátio da Escola,
·         Sala de aula.

ATORES / PAPÉIS:

·         Professores envolvidos (área de humanas e linguagens) – Elaboração  e monitoramento do projeto;
·         Coordenador  Pedagógico – Monitoramento do projeto;
·         Alunos da segunda série de Ensino Médio ,turno vespertino – Execução do projeto.












PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS.

·         Pesquisas;
·         Debate;
·         Exibição de vídeos;
·         Aulas Práticas
·         Criação do jornal.


















                

                          DINÂMICA de ATIVIDADES


 *Pesquisas  : 
·         Diagnóstico da Problemática;
·         Malefícios e benefícios da Internet;
·         Uso ético da Internet;
·         Uso indiscriminado da Internet.

* Debate acerca dos temas pesquisados.

*Exibição de vídeos sobre o tema em questão.

*Aulas práticas no laboratório de informática; (Conhecer o sistema LINUX)

*Confecção de um jornal virtual,explorando o editor de textos,recursos de imagens diagramação,ente outros recursos que o sistema LINUX oferece.












IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E LIMITAÇÕES.

·         Calendário reduzido  - final de Semestre.

·         Conciliação de horário de aula com  o laborário de informática;

·         Espaço físico limitado no laboratório;

·         Número de computadores insuficientes para  a quantidade de alunos.


















                                      REFERÊNCIAS

FARACO, Carlos Emílio.Ofício de professor- Aprender mais para ensinar melhor: Programa de Educação a Distância para professores de 5ª a 8ª série e ensino médio. Vol 3. Linguagens e códigos e suas tecnologias. São Paulo,Fundação Victor Civita.
POLATO, Amanda. A tecnologia que ajuda a ensinar.Revista Nova Escola. São Paulo. Editora Abril. Junho/julho 2009. Nº223.
GEOMARKETING; A Geografia no mundo dos negócios. Revista Geografia. Editora Escala Educacional. Nº35. Ano 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário